Dicionário de Scrapbook



Accent – Enfeite colocado nas páginas para adicionar detalhes ou dar um toque personalizado. Ele pode ser feito de qualquer material: papel, metal, adesivo, tecido, madeira, couro, fibras etc. 
Acetato – Folha fabricada em plástico ácido que, com o decorrer do tempo, causa a deterioração e o desbotamento de fotos, papéis e documentos. 
Acidez – Qualidade não recomendada, porém encontrada em muitos materiais. 
Acid-free – Os produtos que contém esta especificação em sua embalagem são os mais recomendados na prática do Scrapbooking. Isto indica que o produto não contém acidez, que é a grande vilã do mundo da fotografia. Quando o produto é acid-free, significa que ele não deixará as fotos amareladas, manchadas ou desbotadas com o passar do tempo. 
Acid migration – é a transferência de acidez de um produto para outro, através do contato físico ou da emissão de vapores ácidos. 
Acrilic Paint – Tinta acrílica utilizada para pintar papel, madeira, metais e diversos elementos na elaboração de um layout ou página de Scrapbook. 
Adhesives – Colas, adesivos e fitas adesivas diversas. 
Aging – Processo utilizado para dar aspecto ou efeito envelhecido aos papéis e demais elementos utilizados para compor uma página. 
Álbum ABC – Álbum onde são usadas as letras do abecedário, também chamadas de Monogramas para iniciar uma frase ou compor uma palavra avulsa. 
Álbum Decorado – Princípio básico do Scrapbook. Como o próprio nome diz, o Álbum Decorado é composto por fotos, elementos decorativos, textos, anotações e detalhes que indicam determinado acontecimento. 
Álbum com Espiral – Álbum encadernado com arame ou material plástico em formato de espiral. 
Álbum Temático – Álbum elaborado para um tema específico como, por exemplo, os álbuns de casamento, aniversários, nascimento etc. 
Alcalino – Substâncias alcalinas possuem solução nutritiva com alto nível de pH, superior a 7.0. Produtos alcalinos são utilizados para neutralizar a acidez. 
Archival – Termo que descreve um produto ou técnica usada na preservação de objetos, fotografias, lembranças e outros itens. 
Archival Mist – Spray composto por substância que elimina a acidez do papel. 
Archival Quality – Qualidade atribuída aos materiais que passam por análises químicas para determinar que seu pH encontra-se dentro dos níveis de segurança aceitáveis indicando que a qualidade do produto é adequada para o arquivamento e a preservação. 
Artist Trading Cards (ATC) - São cartõezinhos medindo aproximadamente 6,5 cm X 9 cm, criados para serem trocados entre outras pessoas. Eles podem ser usados como acessórios na composição de páginas, álbuns etc. 

Background paper – Papel de fundo utilizado em páginas, álbuns, tags etc. 
Beads – Letras bem pequenas usadas como enfeite. 
Bleach Pen – Caneta composta por água sanitária e utilizada para descolorir papéis e tecidos. 
Blending Pencil – Ferramenta em formato de lápis utilizada na mistura das cores dos lápis de cores, criando diferentes nuances e tons. 
Boleador – Ferramenta utilizada para fazer relevo no papel. 
Border / Borda – É todo o contorno que margeia uma página e que pode ser enfeitado de diversas formas. 
Brads / Pins / Bailarinas – São aqueles elementos em formato de colchetes usados para fixar ou enfeitar. Eles tem cabeças em diversos formatos, cores e tamanhos. 
Brag book – Pequeno álbum de fotografias. Alguns são temáticos. 
Brayer – Rolinho de papel ou borracha que faz conjunto com uma almofada de carimbo para criar backgrounds, cartões, enfeites, etc. É também utilizado para “dissolver” bolhas de ar da superfície coladas com papel. É usado também para fazer listras, xadrez etc. auxiliando na elaboração de trabalhos exclusivos. 
Buffered – É aquele produto que segura e retém a acidez dos materiais, pois tem grau de acidez negativo, isto é, ele detém a acidez dos materiais. 
Buttons / Botões – Botões de várias cores e formatos. Alguns já vêm com a linha entrepassada em seus orifícios. Existem também os botões adesivos que imitam os de verdade. 
Caneta Teste de pH – Instrumento em formato de caneta utilizado para testar a acidez do papel e para saber se este é alcalino ou se possui pH neutro. 
Caneta-Gel – Encontrada em várias cores, a caneta-gel é utilizada para escrever, dar acabamento, decorar etc. 
Cardstock – Papel liso geralmente usado como base em páginas de scrapbooking, cartões ou outros projetos. O cardstock pode ser encontrado em diversas cores e gramaturas. 
Carretilha – Ferramenta que possui uma espécie de rodinha serrilhada na ponta, usada para marcar o local de corte. 
Cerâmica Plástica – (Polymer Clay) – Massa à base de acrílico, usada para produzir peças de bijouteria e outros enfeites. Conhecida também nas marcas FIMO e SCULPEY. 
Chalk – Efeito de sombra, envelhecimento ou “sujeirinha”. Este efeito é feito através de pasta colorida ou giz pastel. Veja também “Giz Pastel”. 
Chalking – Arte de usar chalks para enriquecer e valorizar as páginas de scrapbook. 
Clip Art – Figuras, pequenas imagens ou desenhos que podem ser utilizados para enfeitar páginas do SCRAPBOOKING. 
Clothespins – Mini-prendedor de roupas utilizado para pendurar e decorar tags, fotos, enfeites, letras, fitas etc. 
CK – Creating Keepsakes (tradução literal – Criando Recordações) – Conhecida e renomada revista americana voltada ao universo do Scrapbooking. Pode ser encontrada no mercado brasileiro específico ou encomendada diretamente no site da editora: (www.creatingkeepsakes.com). 
CK OK (Creating Keepsakes Okay) – Selo de aprovação de qualidade encontrado nos produtos para SCRAPBOOKING. Este selo é certificado pela Creating Keepsakes, renomada revista americana. 
CKU – Creating Keepsakes University. Grande evento realizado pela Creating Keepsakes onde são realizados muitos cursos, lançamentos de novos produtos etc. A CKU é itinerante, ou seja, é realizada em várias cidades dos Estados Unidos e em algumas outras de outros países. 
Collage – Composição artística feita da colagem de diferentes materiais como tecidos, papéis e outros materiais. 
Color Blocking – Técnica também conhecida como Bloco de Cores, que utiliza blocos de papéis coloridos ou fotos para compor um layout de SCRAPBOOKING. 
Color wheel – Circulo cromático utilizado para a escolha das cores que irão compor um layout. 
Confete – Também chamado de “punch”, são aquelas figuras de papel em vários formatos, feitas com os furadores de papel. 
Cores Análogas – Qualquer cor que esteja próxima de outra no círculo cromático. 
Cores Complementares – Cor que é diretamente opostas a outra no círculo cromático. 
Corner-Edger Scissors – Tesouras específicas para cortar cantos. Cada par destas tesouras podem criar quatro tipos de cantos. 
Crop – Ato de cortar ou dar formas a uma foto. 
Crop day/Crop night – Confraternização ou encontro entre pessoas para trocarem idéias, sugestões ou, simplesmente, fazerem SCRAPBOOKING. 
Cropping – Arte de cortar ou enfeitar fotografias, de modo a dar enfoque às partes principais. 
Crumpling – Ato de amassar, enrugar ou dobrar o papel para criar uma textura. 
Cutting Mat ou Placa de Corte – Base utilizada para fazer cortes retos no papel, com marcações em centímetros ou milímetros para facilitar as medições. 
Dauber – Pequena carimbeira usada para “untar” parcial ou totalmente a estampa dos carimbos. 
Dauber Duo – Carimbeira dupla em formato de aplicador, com tintas de diferentes cores em cada uma das duas extremidades. 
Deacidification – Desacidificação. É o procedimento usado para aumentar o pH do papel através da neutralização de ácidos para potencializar sua conservação. 
Deacidification Spray – Spray neutralizador de ácidos utilizado em diversos tipos de papéis. 
Decalque – Também chamado de Rub-on ou Transfer. 
Decorative-edged scissors – Tesouras com fios decorativos diversos, utilizadas para enfeitar as bordas de papéis e outros elementos. 
Design – É a maneira como são dispostos os papéis e elementos numa página ou layout. 
Designer – Profissional que desenha ou cria as estampas dos papéis e outros elementos. Esta denominação também é conferida, no Scrapbooking, aos profissionais que elaboram o design de uma página ou projeto. 
Die Cut Machine – Equipamento utilizado para cortar os chamados Die Cuts. 
Die Cuts / Die Cuts Designs – Figuras de papel pré-cortadas em diversos formatos e tamanhos. 
Die Ink – Carimbeira ou almofada de tinta para carimbo. É encontrada em diversas cores. 
Dingbats – Fontes de computador compostas por desenhos, figuras ou mesmo fotos vetorizadas. Estas fontes podem ser utilizadas ao digitar-se, pelo teclado. Cada letra do teclado equivale a uma figura. 
Distressing – Processo ou técnica utilizada para dar aspecto envelhecido, desgastado ou “sujinho” aos papéis e outros elementos. 
Distress Ink – Processo ou técnica utilizada para dar aspecto envelhecido, desgastado ou “sujinho” aos papéis e outros elementos através de carimbeiras. 
Dye – Produto em pó solúvel em água. Encontrado em diversas cores, ele é utilizado para colorir papéis e outros materiais. 
Double-Mount – Fundo ou background feito com dois papéis diferentes para fixar uma fotografia. 
Dry-embossing – Relevo seco elaborado através de pressão. 
Edge Brushing – Processo ou técnica utilizada para dar aspecto envelhecido, desgastado ou “sujinho” às bordas de papéis e outros elementos. 
Embellishments – São os enfeites que colocamos nas paginas. 
Embossed Stickers – Adesivos com relevo. 
Embossing – Processo para dar relevo e profundidade ao papel através de pressão ou calor com pó apropriado para este fim. 
Embossing Powder – Pó utilizado para relevo a quente. 
Eyelet – Ilhós. Elemento metálico utilizado para fixar e prender papéis e outros enfeites. 
Eyelet Punch – Ferramenta utilizada para fazer furos em papéis e em alguns outros elementos. Nesses furos são fixados os ilhós. 
Eyelet tools / Eyelet Setter – Ferramentas para fixar ilhós. 
Fiber – Linhas ou fibras especiais usadas para decorar páginas de SCRAPBOOKING, cartões, tags, etc. 
Foam Stamp – Carimbo feito de E.V.A. 
Focal Point – Ponto focal. É o ponto de enfoque ou principal atrativo de uma página de SCRAPBOOKING. 
Furador de Papel – Conhecido também como “punch”. É a ferramenta utilizada para cortar no papel uma figura decorativa. muito similar ao furador convencional de papel usados nos escritórios. 
Gabarito – Também conhecido como “template”. É uma régua-molde utilizada para se marcar os contornos dos desenhos. É usado também para marcar os pontos de corte e/ou dobras de alguns elementos. Exemplo: gabarito para mini-envelope 
Genealogia – Estudo que tem por objeto descobrir a origem ou descendência de um indivíduo ou de uma família. 
Giz Pastel – Bastonete de pintura opaca e macia utilizado para colorir diversos materiais. Este produto possui grande poder expressivo e pode ser aplicado sobre papel ou tela. 
Glass accent – Adesivos transparentes de letras ou figuras com toque envidraçado. 
Glass Beads – Vidrilhos. 

Hammer / Martelo – Ferramenta usada para fixar os eyelets / ilhóses. 
Heading – Cabeçalho ou título da página que explica o tema do layout. 
Heat Gun – Ferramenta que emite calor, mas não ar. Este instrumento, muito similar a um secador de cabelos, é usado para aquecer e derreter o pó de embossing. Utilizado na técnica de relevo a quente. Obs.: Este instrumento não sopra vento quente, apenas aquece o local onde é aplicado. 
Heritage – Heranças e tradições de família passadas e preservadas de geração em geração. 
Idea Book – Livro de idéias e sugestões para SCRAPBOOKING, geralmente sobre algum tema específico ou sobre como utilizar um produto específico. 
Iris Folding – Linda técnica, originária da Holanda, onde pedaços dobrados de papéis, lisos ou decorados, são fixados ou colados para formar uma figura. 
Journal ou Journaling – Importante complemento de uma página de Scrapbook que descreve detalhes sobre a fotografia através de cabeçalhos, títulos, poemas, canções ou histórias. É o texto que escrevemos sobre as emoções e informações importantes do momento em que as fotos foram tiradas. No journaling é muito importante conter dados como: Onde a foto foi tirada, quando, o que acontecia no momento da foto etc. É provavelmente a parte mais importante do álbum de memórias. 

Layering – Técnica de sobrepor várias camadas de papéis. 
Layout – Plano ou esboço criado para compor o design de uma página. 
Lignin Free – Papel livre de lígnia que pode conter, no máximo, 1% desta substância. 
Lignino, Lígnia ou Lignin – A lígnia é uma substância ácida natural presente na madeira. É um tipo de fibra encontrada em várias plantas e madeiras que servem para dar rigidez e força a estas. A lígnia (presente em papéis e outros produtos) irá, com o passar do tempo, tornar estes materiais ácidos, desbotando-os e enfraquecendo-os. O ideal é que sejam lignin-free. 

MM – Memory Makers Magazine (tradução literal – Revista Criadores de Memórias) 
– Conhecida e renomada revista americana voltada ao universo do Scrapbooking. Pode ser encontrada no mercado brasileiro específico ou encomendada diretamente no site da editora: (www.memorymakersmagazine.com) 
Mat – moldura ou base colada atrás da fotografia. Podendo estar cortada no mesmo formato. É usada para destacar a foto e separá-la da página de base. 
Memorabilia – Certificados, documentos e outros itens que contam uma história. Podem ser também souvenirs de viagens, peças de ocasiões especiais e eventos históricos. 
Metais – Existem muitos tipos de peças em metal. Frases, cantoneiras, palavras, letras, números, plaquinhas, molduras, passa-fitas. 
Mesh – Uma espécie de tecido sintético, telado, podendo ser encontrado também na versão auto-colante. É usado para decorar as páginas de SCRAPBOOKING e em outros projetos com papel. 
Miteintes – Papel artístico da marca Canson. Não contém acidez alta em sua composição. 
Modeling Paste – Pasta artística usada para dar relevo em detalhes que enfeitarão os projetos com papel, cartões, marcadores de livros etc. 
Monocromia – Qualidade atribuída àquilo que é composto por uma única cor, podendo ou não ter variações de tons. 
Montval – Papel artístico da marca Canson, próprio para a técnica de Aquarela. 
Mount – Adesivo especial para fotos, embelishments ou outros itens de papel. 
Mounting Squares – Um pequeno quadrado de dupla face usado como adesivo para fotos e enfeites. 
Mosaico – Técnica de cortar fotos e papéis em pequenos pedaços e montando-as novamente, criando um efeito especial, como os dos grandes mosaicos da História da Arte. 
Mulberry Paper – Papel de fibras longas usado especialmente com efeito rasgado. Existem inúmeras variações de texturas, gramaturas e cores. 
Page Protector – Envelope plástico livre de acidez, usado em álbuns, para colocar as páginas de scrapbook e protegê-las das ações externas, no manuseio do álbum. 
Paper Tearing – Técnica do SCRAPBOOKING onde rasga-se o papel, criando uma textura. 
Paper Trimmer – Ferramenta para cortar papel. Possui uma lâmina rotativa e seu funcionamento é semelhante ao de uma guilhotina. 
Passe-Partout – (leia-se ‘paspatur’) É uma palavra francesa que siginifica “passe por tudo”. Esta expressão, em artes plásticas, também sugere que se “isole a obra do mundo exterior”, ou seja, o passe-partout exerce um papel de grande importância em relação à montagem da obra. Este material é produzido normalmente em papel totalmente livre de acidez. Mais do que uma questão simplesmente estética, o passe-partout isola a obra de materiais que não possuem pH neutro, como vidro, madeira, plástico e etc. Pastel, Giz – Uma espécie de giz usado para desenhar e colorir. Criando efeitos sombreados e envelhecidos. 
Pattern Paper – Papel com estampa repetida por toda sua extensão. 
PDQ – “Pretty Darn Quick Pages” páginas rápidas e fáceis de fazer. 
Pen & Pencils – Canetas e lápis de diversos tipos e estilos, com pontas finas, médias e grossas, coloridas, metálicas, com gel etc. 
PH Level (nível de pH) – ácido: <> 7. Em SCRAPBOOKING é recomendado o uso de materiais com nível de pH neutro. É aceitável materiais alcalinos. 
PH Testing Pen (caneta teste de pH) – Caneta usada para testar a acidez de papéis. Esta caneta marca com uma determinada cor, dependendo do nível de acidez presente. 
Photo Activity Test (P.A.T.) – Teste criado pelo American National Standards Institute, para determinar se um produto pode causar danos às fotografias. Se um produto é aprovado pelo teste P.A.T., ele está aprovado para o uso em suas fotos. 
Photo Corners – Cantoneiras. Podem ser de papel adesivado usadas para prender as fotos pelos cantos ou proteger as pontas das páginas. 
Pick up ou Piercing Tool – ferramenta com uma das extremidades de silicone e a outra pontiaguda. Usada para perfuração. 
Pigment Ink – Carimbeira à base de glicerina e de um pigmento que mantém as cores quando em contato com o papel ou outro material. Utilizado na técnica de relevo a quente por possuir secagem demorada. 
Placa de corte – Base utilizada para corte de papel. Possui marcações, facilitando o trabalho de medição. 
Plaques – Placas em alumínio. 
Poliéster, Polietileno e Polipropileno – Espécies de plásticos. São seguros para fotografias. 
PVA (Polyvinil Acetate); PVC (Polyvinil Chloride) – Material plástico. Envelopes plásticos feitos a partir deste material não são apropriados para o uso em SCRAPBOOKING. As substâncias encontradas neste tipo de material são prejudiciais às fotos e documentos. 
PP – Plástico de Polipropileno. Este material tem seu uso recomendado em fotos e documentos. 
Pocket Page – Uma página de SCRAPBOOK em tamanho reduzido. 
Punch(es) ou Furadores – Em tamanhos mini, pequeno, médio, grande e jumbo. Com diversas formas, figuras, bordas e cantoneiras. 
Punch Art – Técnica utilizada com figuras feitas a partir dos furadores decorativos de papel. 
Unindo estas figuras de diversos formatos, formam-se lindas peças, como flores, bichinhos e muitos outros. 
Punchies ou Confetes – Figuras feitas a partir de um furador decorativo de papel. 
Puzzle Templates – Modelo com a forma de um quebra-cabeça. 

Quilling – Técnica artesanal usando filigranas de papel enroladas em diversas formas e montadas em uma base formando uma linda obra. 
Quilt – Técnica similar ao Patchwork, mas feita com retalhos de papel. 
Quickutz – Máquina portátil, de uso pessoal, para produzir “die cuts”, figuras pré-cortadas. 
Rasgado – Técnica de textura, muito utilizada no SCRAPBOOKING.
Red Eye Pen – Caneta própria para remover olhos vermelhos de fotografias. 
Refilador(a) – Ferramenta usada para refilar papel e outros materiais. 
Refilo / Refilagem – Corte fino ou aparagem, feito no acabamento no papel, por meio de estilete ou guilhotina, de modo a igualar as bordas das páginas. 
Relevo (Emboss) – Técnica que dá um efeito 3D. Os mais comuns no SCRAPBOOKING são o relevo seco, feito a partir de uma régua molde, associada a uma ferramenta chamada boleador e uma caixa de luz. E também o relevo a quente, feito com o uso de carimbo, carimbeiras e tintas apropriadas, pó para relevo e um aquecedor (Heat Gun). 
Ribbon (Fitas) – Podem ser lisas, decoradas, bordadas. Produzidas em vários materiais e utilizadas para enfeitar os projetos de SCRAPBOOK. 
Roda de Cores – Ver Color Wheel. 
Rubber Stamp – Uma espécie de carimbo feito a partir de um material emborrachado. 
Rub-on – É também conhecido por Transfer. Existem cartelas com imagens, textos e diversos tipos de letras. 
Ruler (Régua) – Objeto de metal, utilizado para medir e também como guia para corte de papel com o uso do estilete. 

Sand paper – Lixa. 
Sanding – Ato de lixar para desgastar papel, fotos e outros elementos, dando a eles um aspecto de usado e envelhecido. 
SCRAPBOOK – Ao pé da letra quer dizer Álbum de Recortes, porém o significado é bem mais abrangente. Uma página de Scrapbook, além de ser composta por fotos, ela pode conter também journaling, fitas decorativas, enfeites diversos e vários outros elementos a gosto. Enfim, o Scrapbook seria, na verdade, um álbum de memórias decorado nas mais diversas formas e temas. 
SCRAPBOOKING – É a arte de preservar memórias através de páginas de Scrapbook. 
SCRAPBOOK Digital – São os álbuns de memórias criados de maneira digital, feitos através de programas de computação gráfica como Photoshop, Paint Shop Pro, PhotoPaint e muitos outros, podendo ser impressos e/ou armazenados em CDs/DVDs. Existem milhares de kits digitais no mercado internacional, os quais já vêm completos com os backgrounds (papéis) e muitos elementos. 
Scraplift – É um termo usado por scrapbookers que descreve o processo de inspiração em layouts ou projetos de outras pessoas, idéias em revistas, livros, internet e, usá-los em seus próprios projetos. Neste caso, é imprescindível colocar os créditos de direitos autorais do projeto original. 
SDU – SCRAPBOOKING Design University. Cursos de SCRAPBOOKING organizado pela EK Success, conceituada empresa americana fabricante de diversos elementos para Scrapbook. 
Sewing Tools / Máquinas de costura – Máquina de costura também usada para costurar papel e dar um toque diferente às páginas de Scrapbook. 
Serendipity – Técnica onde se cria uma composição colando pedacinhos de papel (retalhos) em um papel de fundo (espécie de mosaico). 
Shabby Chic – Estilo onde algumas técnicas como Distressing e Aging são aplicadas para dar um aspecto envelhecido e desgastado às páginas. É a técnica que utiliza papéis enrugados ou amassados. 
Shade (sombra ou sombreado) – A cor preta adicionada a outra cor para diminuir sua luminosidade. 
Shaker Box – Pequeno enfeite em formato de caixinha feita de papel, com uma janelinha transparente que mostra o seu conteúdo. Dentro dessa caixinha podem ser colocados pequenos enfeites e materiais como miçangas, glitter, lantejoulas, pedacinhos de papel colorido etc. 
Sizzix – Instrumento usado para cortar figuras e letras em papel, também chamadas de Die Cuts. Veja em www.sizzix.com 
Sheet Protectors – Veja em “Page Protectors”. 
Sketch – É o esboço ou rascunho que criamos antes elaborar uma página. Nele definimos como ficarão dispostos títulos, fotos, journaling, enfeites etc. O mesmo sketch pode se usado como exemplo para diferentes páginas. 
Slide Mount ou Slide – Pequena moldura, tipo slide, para sobrepor pequenas fotos, elaborar Shaker Box etc. 
Softwares / Cds e DVDs com programas – Programas de computador, CDs ou DVDs que ensinam a fazer Scrapbook, instalam fontes diversas, figuras diversas, criam journaling e etc. 
Stamp ou Rubber Stamp – Carimbos com figuras, frases, números e letras. 
Stamp Cleaner – Removedor de resíduos de tinta do carimbo da pele e dos materiais. 
Stamp Pad – Almofada para carimbo ou carimbeira usada também para criar efeito “sujinho” no papel e outros materiais. 
Stencil – Veja em Template ou Gabarito. 
Sticker – Adesivo de diferentes cores, formatos, desenhos, textos ou letras. Existem diversos tipos de stickers: papel, metal, couro, tecido, pedra, com efeito 3D, transparentes ou com textura. 
Tag – Conhecido elemento com formato de etiqueta usado nas páginas para enfeitar, escrever journaling ou títulos, etc. Alguns já vêm com figuras, envelhecidos ou lisos para serem decorados. 
Tapete – Veja em Mat. 
Tearing ou Torn Paper/ Papel Rasgado – Técnica usada no Scrapbooking criando uma parte rasgada na borda do papel. 
Template – Moldura para se desenhar ou recortar figuras. Veja “Gabarito”. 
Tesoura Decorativa – Tesoura com corte decorativo em sua lâmina: ondulado, zig-zag etc. 
Tint – Técnica usada para diminuir a saturação de uma cor através do pigmento branco. 
Transfer – Veja também Rub-on. 
Tweezer – Pinça ergonômica usada para facilitar o trabalho de pegar peças e materiais pequenos ou para colar adesivos. Também usada para segurar a base onde se deseja aplicar relevo quente etc. 
UTEE – Ultra Thick Embossing Enamel. Pó para relevo (emboss) de textura mais grossa e ncorpada, usado para algumas técnicas especiais de relevo a quente. 
Vellum – Papel Vegetal. 
Versamark – Conhecida marca de carimbeira, própria para fazer marca d’água, relevo a quente etc. 
Walnut Ink – Pigmento extraído da nogueira de cor marrom escura, muito utilizada em técnicas de envelhecimento. 
Walnut Crystal – É o Walnut Ink em forma de cristais, solúvel em água. 
Wire – Arame encontrado em várias cores dar acabamento, usado para pendurar tags, criar palavras, montar enfeites etc. 
Wire cutter – Alicate de cortar arame. 
Workshop – Tipo de encontros e/ou cursos organizados por profissionais e lojas de Scrapbook onde pessoas se reúnem para falarem sobre o assunto. 
X-acto Knife – Ferramenta de corte com lâmina muito afiada e de precisão, usada para cortar pequenos detalhes, similar a um estilete. 
Xyron Machine – Máquina utilizada para adesivagem e plastificação. 
Zipper – Zíper decorativo com adesivo em tamanhos e cores variadas. 

Obs:  Sempre tem novidade surgindo, vamos conhecendo e acrescentando aqui...
Fonte:  Revista Arquivo Scrap

Nenhum comentário: